Das peculiaridades da cultura holandesa

Padrão

– Aniversariante tem que levar bolo pra escola, pro trabalho, etc. Logo, não dá pra fazer dieta porque sempre é o aniversário de alguém. Aliás, aniversários holandeses são bizarros: vc chega, dá parabens (gefeliciteerd) pra todos os convidados sentados – tipo um “parabéns pelo aniversário do seu amigo, namorado, parente” –, come bolo e toma café e depois passa horas sentado numa roda conversando e comendo salgadinhos e aperitivos do tipo;

– Papais e mamães têm que oferecer “beschuit met muisjes” (uma torrada com um granulado de anis colorido em cima) quando seus bebês nascem. Os “muisjes” têm que ser azul quando o bebê é um menino e rosa quando é menina;

– Sol e calor são motivos para cancelar um compromisso. Chuva e frio não;

– Acho que metade da populacao tem a tarde da sexta-feira livre do trabalho;

– Mães geralmente trabalham 3 or 4 dias por semana para ter mais tempo de cuidar dos seus rebentos;

– Na Alemanha é “Sie” (o senhor, senhora) pra cá, “Sie” pra lá. Na Holanda é todo mundo “jij” (voce) logo de caro. Adoro a informalidade dos holandeses;

– Holandês come pão e toma leite (puro) no almoço. Não sei se algum dia vou conseguir me adaptar. 3 dias seguidos de pão no almoço foi o máximo que consegui aguentar até agora. Aliás, comer pão com manteiga e chocolate granulado é super normal no café da manhã e meus colegas comem no almoço também todo santo dia. Também há combinações do tipo creme de amendoim e chocolate granulado.

2 responses »

  1. HAHA! Cada louco com sua loucura, né? Sobre o almoco, aqui na Irlanda almoco é algo mais leve.. sanduiche, frutas, paozinho com manteiga e chá, coisas assim… eu nao me acostumei e sou o unico – todo dia – com marmitao ‘arroz-carne-salada’.

    Vc se adaptou e mudou ou é a pedreira do almoco tb?

    Eu to tentando agora, to passando a comersanduiche pelo menos 2, 3x na semana.. comer frutas e tal.. vamos ver..

    • Oi Rick! Eu estou começando a me acostumar. No começo levava minha marmita todo dia e esquentava no microondas, mas aí começou a ficar apertado de tempo pra preparar a marmita e de vez em quando acabava comendo o pao mesmo pq minha empresa oferece o pão e todas as coisas pro almoço. Agora eu tô tentando comer o pao todo dia mas vez ou outra levo uma sobra do jantar ou faço um wrap pra levar.

      Acho que uma hora a gente se rende, né? Haha

      Beijo proce. Seu blog está ótimo!

Deixe uma Resposta

