De portas abertas

Padrão

bancoVocê já foi barrado na porta giratória de um banco?

Se lembra de ir colocando guarda-chuva, celular, chaves, bolsinhas de moeda, MP3 e por fim a bolsa inteira naquela portinha do segurança, até a porta giratória parar de apitar quando você tenta passar? Se lembra da raiva e da vergonha em ver uma fila inteira se formando atrás de você enquanto você tenta explicar pro segurança que não tem mais nada de metal na sua bolsa?

Pois é… eu me lembro de tudo isso cada vez que vou ao banco aqui na Alemanha, só que com o sentimento inverso. Os bancos na Alemanha não têm porta giratória. Na verdade nem me lembro de alguma vez ter visto um guarda vigiando a entrada (vou reparar na próxima vez). É puxar ou empurrar a porta (geralmente encostada por causa do aquecedor interno) e ir direto ao caixa. Sem barreiras, sem qualquer controle.

Como boa paulistana, ainda com o hábito de não abrir a carteira no meio da rua, não carregar muito dinheiro, nem todos os cartões na carteira e a manter distância de pessoas mal encaradas, não consigo evitar a pergunta: essas pessoas não têm medo de um maluco qualquer entrar, sacar uma arma da bolsa, levar todo o dinheiro dos caixas e ainda machucar alguém no processo?

Aí eu me lembro que eu estou na Alemanha e que, embora o país não esteja livre de furtos e violência, os bancos aqui podem se dar ao luxo de viver de portas abertas e não fazer nenhum cliente passar pelo desconforto de ter que mostrar tudo o que tem na bolsa antes de entrar.

2 responses »

  1. Oi Ka !
    Mesmo atrasada , eu não deixe de ler o teu blog. Sempre tão gostoso de ler , e todas as vezes que leio aprendo ou conheço algo novo , parabéns !
    Um beijão.
    Lu.

Deixe uma Resposta

