Dividida entre três países

Padrão

Estou em Bonn, Alemanha. Meu coração está em Brielle, na Holanda, e meu pensamento em Sorocaba, Brasil.

Hoje escrevi um e-mail pra secretaria do mestrado avisando que estarei no Brasil nas férias de fim de ano (bolsistas precisam avisar quando não estarão no país). Escrevi primeiro que iria “pra casa” no Natal. Apaguei. Escrevi que iria pra “casa dos meus pais” no Natal. Apaguei. Decidi só escrever que estou indo para o Brasil. Ponto.

Toda vez que vou a uma loja de decoração, compro alguma coisinha para a “casa” da Holanda. Notei que nunca mais comprei nada pra minha “casa” em Bonn e que ando passando tão pouco tempo aqui que fui protelando a limpeza e organização das coisas, até que virou um caos e eu tive que limpar e organizar pra conseguir passar o fim de semana aqui.

Meus “pertences” já estão divididos entre o Brasil, a Alemanha e a Holanda. Tenho escova de dentes e roupa nas três casas. Claro que no Brasil e na Holanda em quantidades menores.

Minhas roupas passam quase mais tempo em malas do que no guarda-roupa. Já perdi a conta da quantidade de horas que passo em trens durante o mês.

Como faz quando a gente não sabe mais onde é a “casa” da gente?

2 responses »

  1. Oi Karen, achei seu blog recentemente e tenho lido seus posts, muito interessantes por sinal. Meu nome é Carolina (brasileira tb, mas mineira), me identifico com muitos dos seus textos pois ha muitos anos moro fora do Brasil (primeiro 8 anos nos EUA, depois França, depois Suécia e agora na Lituânia terra do meu marido). Tenho 2 crianças pequenas e o trabalho do marido nos leva para todo lado, mas estamos considerando comprar uma casa na Alemanha e por la ficar pelo menos ter um ponto fixo la. Queria muito informaçao de uma brasileira sobre a vida na Alemanha. Um dos meus medos quanto a mudança é o idioma, ja estudei alemão por 3 anos e sei que nao é facil! Inicialmente nao precisaria trabalhar e teria tempo para me dedicar ao estudo da lingua, mas como foi o seu processo de aprendizagem do idioma, quanto tempo levou pra você se sentir segura no idioma? Queria muito trocar umas informaçoes com vc se possivel. Abraço

    • Oi Carolina!

      Muito obrigada pela visita! Muito bacana conhecer outros brasileiros e suas histórias por meio do blog! Te respondi por e-mail, ok? Se o e-mail nao tiver chegado, me avise.

      Um beijo

Deixe uma Resposta

