Quanto custa viver na Alemanha?

Padrão

Não, não vou escrever meu próprio post porque a Arlete já o fez de forma brilhante.

Eu vivo tentando fazer os alemães e os holandeses (namorado incluído) enxergarem que eles reclamam de barriga cheia. A vida por aqui é, em geral, bem mais barata do que a vida no Brasil (sim, Alemanha é mais barata do que a Holanda, mas mesmo a Holanda é mais barata do que o Brasil em muitos aspectos). Até a mão de obra aqui não é tão mais cara, levando em consideração os preços que vi meus pais negociando quando construíram a casa deles em Sorocaba ano passado.

Namorado “chia” (xia?) do preço da gasolina: 1,98 Euros /L nesse momento na Holanda. Gente, fala sério, eu ainda me lembro de chegar a pagar quase 3 reais por litro ano passado (ou retrasado?) em SP em tempos de crise de gasolina. Preço normal já estava nos 2,60 reais por  litro. E não me venha com essa de converter: ganha em reais, paga em reais; ganha em euros, gasta em euros.

Essa será a primeira vez que eu levarei euros para gastar em reais e, claro, estou comemorando, dada a minha atual situação de estudante. Mas esse é um luxo de viajante.

Veja só a comparação de preços aqui no post da Arlete.

2 responses »

  1. Pingback: “Googando” | Ká com meus botões

  2. Pingback: Quanto custa viver na Alemanha? Parte 2 | Ká com meus botões

Deixe uma Resposta

