Aniversário holandês

Padrão

Eu tenho certeza de que todos os blogs de brasileiros morando na Holanda têm pelo menos um post sobre o assunto “aniversário na Holanda”. E já que esse aqui é um blog de uma brasileira que vive entre a Alemanha e a Holanda também preciso escrever sobre isso uma vez, não e mesmo?

Werner faz aniversário na próxima terça-feira, então convidou os amigos pra comemorar a data já nesse fim de semana, aproveitando que eu estaria aqui também.

Eu já havia ido a outros três aniversários de holandeses, mas foi a primeira vez que ajudei a organizar um.

Da direita pra esquerda: Werner, sobrinha dele (em pé, pequenininha), a irmã dele e a mãe dele, no café de aniversário no domingo

Aniversário aqui é uma coisa bizarra. Começando pelo fato de que fica todo mundo SENTADO em uma roda na sala conversando a noite inteira. Às vezes tem música, às vezes não. Aqui rolou uma musiquinha de fundo. De qualquer forma, muito parado pro meu gosto.

Segundo que cada um que chega cumprimenta todo mundo que já está sentado dizendo “PARABÉNS” – tipo, “parabéns que seu amigo (a), irmão/irmã, filho (a), namorado(a), marido/esposa está fazendo aniversário” (oi??!!).

Minha amiga Cris (brasileira casada com o holandês Martin, amigo do Werner) já tinha me explicado isso quando eu fui ao aniversário do Martin em fevereiro, mas eu não consigo me acostumar. Tanto no aniversário do Martin quanto nos outros dois aniversários que eu fui, cumprimentei todo mundo só dizendo “oi” e se alguém me dizia o tal do “parabéns” eu lançava mão daquele sorrisinho amarelo e não respondia nada.

Ontem cada um que chegava me vinha com essa história de “parabéns”. Werner já sabe da minha antipatia por esse hábito bizarro holandês, então quando o primeiro amigo dele chegou e me cumprimentou dizendo “parabéns” nós dois tivemos que rir. A regra diz que você tem que responder “parabéns” de volta, afinal, a pessoa que está chegando também tem alguma relação com o aniversariante e também merece ser parabenizada. Mas o máximo que eu consigo dizer é “obrigada”. Talvez daqui um ano eu já esteja dizendo parabéns pra todo mundo como se isso fosse a coisa mais normal do planeta, mas ainda não dá. Não forcemos a amizade.

Terceira coisa engraçada é que não há UM bolo de aniversário e nem essa coisa de cantar “parabéns”, assoprar velas, fazer um pedido, cortar o bolo, oferecer o primeiro pedaço pra alguém especial e toda esse firula. Aqui há VÁRIOS bolos, comprados em supermercados e padarias. Todo mundo que chega ganha um copo de café ou cappuccino e um pedaço de bolo.

Funciona assim: o convidado chega, ele e o aniversariante trocam os cumprimentos próprios da data, aí o convidado sai dando os “parabéns” pra todo mundo da roda – a minha parte “preferida”, como vocês já sabem. Terminada essa fase, o anfitrião pergunta se ele quer café ou cappuccino e qual dos bolos ele quer. Resumindo: bolo e café são as primeiras coisas que você recebe num aniversário holandês.

O resto depende do aniversariante e do horário da comemoração. Se a comemoração for durante a tarde, existe uma regra de etiqueta que diz que os convidados devem ir embora antes do jantar, afinal, você foi convidado pra comer bolo, tomar café e comer uns aperitivos, não pra jantar. Nesses casos, a família geralmente fica pro jantar, mas isso também varia de família pra família.

Aqui a “festinha” começava às 8 da noite, ou seja, após o jantar. Então depois da rodada de bolo com café, oferecemos uns salgadinhos, brigadeiros, queijos, torradinhas, vinho, cerveja, suco e refrigerante e cada um foi embora na hora que quis.

Hoje tem a segunda sessão de bolo e café, dessa vez pra mãe, irmã e sobrinha do Werner. Mas com esse friozinho, um pedaço de bolo e um cafezinho à tarde caem bem. Então, hoje tô de acordo com o modo holandês de festejar!

Deixe uma Resposta

