Momento “Amélia”

Padrão

Tô aproveitando as férias pra tentar reaprender a cozinhar decentemente. Num passado bem distante eu cozinhava tão bem que preparava pequenos “banquetes” pra família inteira com a minha prima na cozinha de casa (tínhamos uns 12 anos e nos divertíamos muito)… Com o passar do tempo deixei de sentir prazer em cozinhar e, durante a faculdade toda, vivi de pratos simples e rápidos, do tipo arroz e strogonoff, bife, salada, feijão, macarrão e, no máximo, um frango xadrez quando a galera se reunia pra cozinhar.

Com receitas brasileiras em mente mas ingredientes alemães ou holandeses à disposição, voltar a cozinhar pratos mais elaborados passou a ser um jogo de erros e acertos. Mas já que o namorado topou ser cobaia, eu fico repetindo pratos que não dão certo até ficarem do jeito que quero – como aconteceu com o fricassê de frango, que já fiz duas vezes e ainda não acertei.

Hoje resolvi fazer pela primeira vez um quiche de espinafre, acompanhado de uma salada de alface, tomate, pepino e manga. Foi um jantar perfeito de verão! Usei a receita de um site pra massa e desse blog aqui pro recheio e garanto, fica ótimo!

Namorado-cobaia e eu aprovamos. Esse vai pro caderninho de receita com certeza!

Receitinha:

Massa

1 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

6 colheres (sopa) de margarina gelada

3 colheres (sopa) de água fria

quanto baste de sal

Preparo: misture tudo com as mãos até que a massa fique homogênea. Espalhe a massa em um refratário redondo médio forrando o fundo e as laterais.  Antes de adicionar o recheio, pré-asse a massa por 15 minutos em forno moderado (180º)

Recheio

1 maço de espinafre

cebola picada

4 ovos

40g de queijo parmesão ralado (peguei qualquer queijo ralado mais grosso que achei no mercado)

3/4 xícara de iogurte natural

3/4 xícara de creme de leite (substituí por creme fraiche desnatado)

Preparo: Refogue o maço de espinafre picado com cebola na margarina. Separe. Bata os ovos, uma parte do queijo, o iogurte, o creme de leite (creme fraiche) e um pouco de sal em um refratário. Despeje a mistura sobre a massa pré-aquecida, adicione o espinafre refogado e jogue o restante do queijo por cima. Asse então por 30 minutos ou até dourar.

E bom apetite!

Anúncios

2 responses »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s