Sen deli, ben deli, herkes deli!

Padrão

No começo de junho fui com 7 colegas do mestrado pra Istambul, na Turquia, pra uma espécie de “encontro turco-alemão” organizado por universidades das duas partes. O objetivo era comparar o sistema midiático dos dois países e discutir os desdobramentos da inovação tecnológica na maneira de produzir e pensar a mídia.

Foi uma viagem non-stop. Chegamos no aeroporto antes da meia-noite da quarta-feira, o voo – que deveria ter saído às 1h55 da manhã – atrasou mais de uma hora, chegamos em Istambul às 7h30 da manhã (na Turquia o fuso é de 1 hora a mais), ficamos presos no trânsito caótico, chegamos no hotel às 9h30, tomamos um banho voando e, sem dormir e sem café da manhã, fomos pro tal encontro/seminário.

O que era pra ter durado dois dias e meio, durou um único e longuíssimo dia (a desorganização dos anfitriões turcos foi de matar os parceiros alemães do coração). Mas o que importa é que o fracasso dessa “summer school” nos deu a oportunidade de “turistar” pela cidade nos 3 dias restantes (já que a estadia estava programada pra 4 dias).

“Ex-garota de cidade grande” e atual amante do interior, quase enlouqueci no primeiro dia. Istambul inteira parecia a 25 de março em São Paulo. Milhões de pessoas por todos os lados, camelôs em todas as calçadas, um caos sem fim.

Mas aos poucos o colorido da cidade, o mar azulzinho, os bebês sorridentes, a habilidade de negociar dos vendedores e as paisagens exuberantes das  ilhas me conquistaram e eu fui encontrando a paz no meio do caos.

Se alguém me pedisse pra descrever Istambul eu diria que ela tem um “q” de uma cidade latino-americana com a magia do Oriente. Uma mistura pra lá de interessante!

O pouco que eu aprendi de turco resume o espírito da viagem:  “Sen deli, ben deli, herkes deli!” (você louco, eu louco, todo mundo louco)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

One response »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s