A primeira visita a uma ginecologista alemã

Padrão

Um pequenino problema feminino me levou a superar mais um dos meus medos e marcar uma consulta numa ginecologista alemã. Trouxe do Brasil 12 caixas do anticoncepcional que tomo, fiz uma amiga trazer mais 2 e minha mãe me mandar mais 3 quando decidi que ficaria um ano e meio sem voltar pra casa. Tudo pra evitar essa bendita consulta. Mas não deu. Aqui não dá pra comprar quase nada na farmácia sem receita, nem aquelas soluções pra “banhos de assento” que a gente conhece no Brasil (embora existam aqui).

Após 2 dias ao telefone finalmente consegui um encaixe com uma médica da qual eu não tinha a menor referência. Liguei pra umas 10 médicas que achei no google (com boas indicações), mas ou elas não aceitavam pacientes novas, ou só aceitam grávidas (oi?) ou só tinham consulta pra agosto. Qual parte da frase “é uma emergência” elas não entendiam?

Whatever… pesquisei na internet todos os termos que precisava dizer em alemão pra médica e fui (eu tenho ovário micropolicístico, tive uma cervicite ano passado, enfim… tinha que contar todo o histórico pra nova médica).

Apesar da dificuldade em conseguir uma consulta e o chá de cadeira na sala de espera (igualzinho ao Brasil), achei as coisas aqui um pouco mais práticas. A médica te examina, já colhe os exames todos no próprio consultório, examina o que colheu num microscópio na hora, te diz qual é o problema e te dá uma receita. O resto da amostra ela manda pro laboratório e, caso exista algo de anormal, eles entram em contato avisando. Nada de guias pra exames e retorno. Simples assim.

Gostei e já abortei a ideia de trazer mais uma leva de anticoncepcionais do Brasil quando for pra lá em dezembro. Antes do meu estoque acabar, marco uma consulta, pego uma receita e compro aqui. É mais prático e mais barato. Viva a praticidade!

Vocabulário útil:

Frauenarzt – ginecologista

Gebärmutter – útero

Gebärmutterhals – colo do útero

Polyzystisches Ovarialsyndrom – síndrome do ovário policístico

Eierstöcken – ovários

Eileiter – trompa

Vagina / Scheide – vagina

Deixe uma Resposta

