How do you make new land?

Padrão
Como o Porto de Rotterdam – maior porta de entrada para todos os produtos que a Europa importa – está ficando pequeno pra atender à crescente demanda, desde 2008 a Holanda está trabalhando num projeto de expansão do mesmo. O projeto inclui a criação de novas porções de terra, ou melhor, a recuperação de áreas que já foram habitadas e que hoje estão debaixo do oceano. Como? Barrando a água. Simples assim.
Fui visitar essa área, chamada de Maasvlakte 2, e fiquei impressionada. Tinha uma pequena exposição explicando todo o processo de recuperação das porções de terra, os planos futuros, os benefícios para a economia holandesa, os impactos ambientais e como eles planejam minimizá-los e fotos panorâmicas mostrando o quanto de terra já foi emersa do oceano.
66% da Holanda está abaixo do nível do mar, por isso o país é protegido por grandes diques. Isso eu já tinha visto com os meus próprios olhos. Mas que há projetos de tirar ainda mais porções de terra debaixo d’água foi uma surpresa pra mim!
Todo o projeto, que inclui até a construção de uma nova praia, fica pronto em 2030. A primeira fase já estará pronta no ano que vem. E viva a engenharia!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 responses »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s