Impressões da Holanda

Padrão

Entre o Natal e o Ano Novo estive em Rotterdam (em português, Roterdã) visitando a Cris, como contei brevemente no post anterior. Já tinha ido a Amsterdam (em português, Amsterdã) em 2008 e tinha ficado com aquela imagem romantizada do país, baseada em canais, prédios antigos, sapatinhos de madeira, bicicletas e tulipas. Rotterdam foi, portanto, um choque pra mim.

Quase totalmente destruída pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de 600 mil habitantes teve que ser praticamente reconstruída no pós-guerra, por isso, prédios antigos e históricos (como eu adoro ver e fotografar) são raros.

Abrigando o maior porto da Europa e o terceiro maior do mundo, a cidade tem uma arquitetura super moderna e arrojada e um clima de metrópole, com largas avenidas e arranha-céus.  Mesmo tendo nascido e sido criada em São Paulo, metrópoles não são muito a minha praia, mas foi bacana ter uma visão diferente da Holanda. Aproveitei e fiz um tour de barco de 75 minutos pelo porto (que é imenso), subi a torre mais alta da cidade (Euromast), me lembrei da Ponte Estaiada de SP ao ver a Erasmusbrug e me diverti ao entrar em uma das casas cubo, idealizadas pelo arquiteto Piet Biom.

Para recuperar aquela imagem romantizada que eu tinha do país, fui a Delft e a Haia (em inglês, The Hague; em holandês, Den Haag). Obviamente Delft, com suas casinhas fofas e inúmeros canais virou meu xodó. Definitivamente preciso voltar na primavera ou no verão porque agora no inverno foi sofrido.

Também fui a Hoek van Holland, na costa do país, onde fica um mega dique construído para conter a entrada de água em caso de emergências, já que 66% da Holanda está abaixo do nível do mar. Lá tinha um pequeno museu com uma exposição interativa super bacana mostrando onde estão todos os diques que protegem o país (tem cidades que chegam a estar a 7 metros abaixo do nível do mar), e outros dados e imagens interessantes. Mais informações, vídeos e fotos aqui.

Abaixo algumas impressões de Rotterdam, Delft e Haia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

