So this is Christmas…

Padrão

Eu já passei dois Natais na Alemanha, mas esse ano vai ser especial.

As outras vezes eu comemorei com a minha Gastfamilie alemã (a família com a qual eu morei durante o ano do meu intercâmbio) – a primeira vez durante o meu intercâmbio e 5 anos depois, quando eu vim visitá-los. Esse ano eles me convidaram novamente e também recebi convites de alguns amigos alemães para celebrar com suas famílias, mas eu decidi ficar em Bonn e comemorar com meus novos amigos daqui.

No final faremos uma grande ceia internacional, com representantes da Índia, de Bangladesh, da Indonésia, da Jordânia, do Egito, do Quênia, do Paquistão e eu, do Brasil. Do grupo, formado quase inteiramente por muçulmanos, eu sou a única representante do Ocidente e, desta maneira, a única que tem o costume de celebrar o Natal com a tradicional ceia, prece à meia-noite, músicas natalinas e amigo secreto. Por isso, estou super empolgada!

Meu irmão me enviou músicas de Natal por e-mail (porque aqui é proibido baixar da internet), comprei aquelas flores vermelhas de Natal e guardanapos com motivos natalinos e, já que o Natal vai ser alternativo mesmo, vou preparar uma feijoada de linguiça com direito à farofa e guaraná comprados na lojinha asiática aqui em Bonn. De sobremesa vai rolar café africano com pão de queijo brasileiro e bolachinhas de Natal alemãs – mais multicultural que isso, impossível.

Infelizmente não sou tão prendada assim, então fazer peru, cuscuz, salada de maionese e pavê de chocolate, como é tradição na minha família, nem passou pela minha cabeça. Quem sabe num próximo Natal!

Bem… então a todos vocês:  frohe Weihnachten, Merry Christmas, Feliz Natal!

One response »

Deixe uma Resposta

