O cúmulo da Umweltfreundlichkeit

Padrão

Andar de bicicleta faz bem pra saúde e pro meio ambiente, eu sei. Eu também já comprei uma (só não estou usando, porque, afinal, tá frio) e acho o máximo ver ciclistas, ônibus, bondinhos, carros e pedestres conviverem harmoniosamente nas ruas. É quase o paraíso.

Mas gente, “peralá”, Umweltfreundlichkeit (algo como ser amigo do meio ambiente) tem limites.

Sexta-feira, 9 horas da manhã, 5º C e garoa congelante. Vontade de sair da cama: zero. Chego no ponto de ônibus e vejo um cara passando de bicicleta com sua super jaqueta impermeável (aqui tem jaqueta pro verão, pra meia estação, pro inverno, pra chuva, pra neve, pra escalar, pra fazer caminhada, e pra tudo isso junto numa única jaqueta) lutando contra a garoa e o vento. Okay. 

Uns 5 minutos depois, uma moça. Mais 5 minutos, mais duas pessoas (eu falei que a Alemanha não é mais a mesma e os ônibus não são mais pontuais). O clímax foi quando saí do metrô e ia caminhando em direção ao prédio da DW. No caminho passou por mim uma mulher, com terninho e sobretuto (certamente indo para o trabalho), guiando a bicicleta com uma mão e segurando um guarda-chuva com a outra.  Só faltou estar levando o filho num carrinho acoplado à bicicleta.

Pra quê, gente? Transporte público é “gratuito” pra todo estudante (você paga as taxas semestrais da faculdade e ganha um ticket válido por aquele semestre) e, pra quem tem que pagar, existem inúmeras opções de tickets diários, semanais e mensais mais baratos.

Então me explica por que tornar um dia frio e chuvoso ainda mais penoso ? É Umweltfreundlichkeit demais pra minha pessoa.

2 responses »

  1. Pingback: Lição do dia: não virar mais “alemão” do que o necessário « Ká com meus botões

Deixe uma Resposta

